Pick a color

Boxed/Wide

Boxed
Wide

Content width

1200
1040
960

Select headings font

Background (Boxed)

Análise de Sentimento Social é uma solução que analisa tudo o que é falado nas redes sociais, aponta tendências para gerar insights sobre o que as pessoas estão falando de um determinado tema. Há milhares de aplicações para isso. Imagine um Diretor de Marketing usando os comentários do Twitter e Facebook postados por clientes para aperfeiçoar produtos e serviços? Ou governantes tendo a oportunidade de  “ouvir” a voz do povo e entender suas aspirações nesse momento histórico em que vivemos. Até  as celebridades poderiam fazer uma análise para medir sua popularidade e descobrir como está sua imagem com os fãs. 😉

Recentemente, vimos soluções de análise de dados sendo usadas no universo esportivo. Aqui no Brasil, a IBM transformou milhões de brasileiros em treinadores auxiliares da seleção. Nosso laboratório de pesquisas criou uma ferramenta chamada Ei! para analisar posts no Twitter sobre a seleção, os jogadores, o time… antes, durante e depois dos jogos, tudo em tempo real. E pra que tudo isso? Para contar ao Felipão o que nós, brasileiros, queremos para a nossa seleção. Foi um presente da IBM para o nosso técnico. Se ele usou, não sabemos, mas o que importa é que o Brasil, que chegou tímido na Copa, bateu a Espanha e nos surpreendeu ontem, com os 3X0!

Falando nisso, o jogo de ontem rendeu 1.564.635 posts no Twitter relacionados ao jogo. Vale lembrar que a ferramenta da IBM analisa 100% dos tweets, ou seja, esse é o número de tweets filtrados que falam, especificamente, sobre a seleção e dos jogadores. Pela primeira vez na Copa das Confederações, o número de tweets positivos sobre o David Luiz superou o do Neymar (145.934 contra 144.723). O cara foi fantástico mesmo, né? E o grande alvo de tweets negativos foi o não tão incrível Hulk (196.666). Ontem, 84% dos torcedores não aprovaram o desempenho do jogador. Os números de tweets sobre o Oscar mostram que o povo está bem dividido: 50% dos tweets foram negativos e 50% positivos. Aqui tem a análise completa do jogo de ontem.

Não é só no futebol que a análise de sentimento vem sendo usada. Nos jogos de Wimbledon, a performance dos jogadores nas partidas somada às opiniões dos fãs nas redes sociais estão gerando um ranking dos atletas. Os melhores colocados ganham troféus que podem ser construídos a cada 20 minutos com tecnologia de impressão 3D aliada à análise de dados. Um souvenir simpático e personalizado com base em análises em tempo real.
Para saber mais sobre análise de sentimento social clique aqui.

Artigos Relacionados

18 set
Conheça o iLAMpS Fund: inovação e desenvolvimento na IBM
Geral // 0

Crowdsourcing na IBM? O crowdfundig começou no Brasil cerca de três anos atrás, com o surgimento do site Catarse, inspirado no modelo americano Kickstarter. Trata-se de um portal de financiamento coletivo. Dado o sucesso deste tipo de iniciativa, hoje muitas empresas já veem implementando projetos de crowdfunding no ambiente corporativo. É o caso da IBM,

04 nov
Do ATM à Internet das Coisas
Geral // 0

Esses dias estava pensando quando foi a primeira vez que tive acesso à Internet das Coisas – ou comumente denominada IoT (Internet of Things). Não, eu nunca tive um carro autônomo – quem me dera! – e nem uma geladeira que “fala” comigo. Esses são exemplos simples, práticos e que estão um pouco longe do

29 jul
Porto Alegre é a nova cidade digital do mundo, tchê!
Geral // 0

  Porto Alegre agora é digital. Ontem, dia 28/7, a capital gaúcha lançou, em parceria com a IBM, o #POAdigital (www.poadigital.com). A ideia é que o portal seja um hub de inovação e empreendedorismo na região. A plataforma online integra desenvolve-dores, startups, empreendedores, investidores, estudantes e profissionais de TI para promover novas tecnologias e estabelecer parcerias. Com o #POAdigital a

Comentários

Deixe aqui seu comentário

nitromidia.com Desenvolvido por