Pick a color

Boxed/Wide

Boxed
Wide

Content width

1200
1040
960

Select headings font

Background (Boxed)

Análise de Sentimento Social é uma solução que analisa tudo o que é falado nas redes sociais, aponta tendências para gerar insights sobre o que as pessoas estão falando de um determinado tema. Há milhares de aplicações para isso. Imagine um Diretor de Marketing usando os comentários do Twitter e Facebook postados por clientes para aperfeiçoar produtos e serviços? Ou governantes tendo a oportunidade de  “ouvir” a voz do povo e entender suas aspirações nesse momento histórico em que vivemos. Até  as celebridades poderiam fazer uma análise para medir sua popularidade e descobrir como está sua imagem com os fãs. 😉

Recentemente, vimos soluções de análise de dados sendo usadas no universo esportivo. Aqui no Brasil, a IBM transformou milhões de brasileiros em treinadores auxiliares da seleção. Nosso laboratório de pesquisas criou uma ferramenta chamada Ei! para analisar posts no Twitter sobre a seleção, os jogadores, o time… antes, durante e depois dos jogos, tudo em tempo real. E pra que tudo isso? Para contar ao Felipão o que nós, brasileiros, queremos para a nossa seleção. Foi um presente da IBM para o nosso técnico. Se ele usou, não sabemos, mas o que importa é que o Brasil, que chegou tímido na Copa, bateu a Espanha e nos surpreendeu ontem, com os 3X0!

Falando nisso, o jogo de ontem rendeu 1.564.635 posts no Twitter relacionados ao jogo. Vale lembrar que a ferramenta da IBM analisa 100% dos tweets, ou seja, esse é o número de tweets filtrados que falam, especificamente, sobre a seleção e dos jogadores. Pela primeira vez na Copa das Confederações, o número de tweets positivos sobre o David Luiz superou o do Neymar (145.934 contra 144.723). O cara foi fantástico mesmo, né? E o grande alvo de tweets negativos foi o não tão incrível Hulk (196.666). Ontem, 84% dos torcedores não aprovaram o desempenho do jogador. Os números de tweets sobre o Oscar mostram que o povo está bem dividido: 50% dos tweets foram negativos e 50% positivos. Aqui tem a análise completa do jogo de ontem.

Não é só no futebol que a análise de sentimento vem sendo usada. Nos jogos de Wimbledon, a performance dos jogadores nas partidas somada às opiniões dos fãs nas redes sociais estão gerando um ranking dos atletas. Os melhores colocados ganham troféus que podem ser construídos a cada 20 minutos com tecnologia de impressão 3D aliada à análise de dados. Um souvenir simpático e personalizado com base em análises em tempo real.
Para saber mais sobre análise de sentimento social clique aqui.

Artigos Relacionados

18 dez
As inovações que mudarão nossas vidas nos próximos 5 anos
Geral // 0

A IBM acabou de divulgar o IBM 5 in 5, uma lista com as cinco inovações que têm potencial de mudar o modo como as pessoas trabalham, vivem e interagem nos próximos cinco anos. As previsões são baseadas nas tendências de mercado e da sociedade e em tecnologias emergentes dos laboratórios de pesquisa da IBM que

19 maio
Inteligência Artificial invade o Star Trek: Bridge Crew
Geral // 0

O Watson está cada vez mais envolvido em projetos legais. Já falamos do seu auxílio no combate ao câncer, como pretende revolucionar as visitas aos museus e também de como ajudou a escolher o vencedor de um concurso de cosplay, na Comic Con Experience Recife. Dessa vez, a plataforma de computação cognitiva da IBM vai

22 jan
Um mercado para todos
Geral // 0

Por Eric Bragion* O mercado financeiro recentemente voltou seus olhos ao maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, a China. Em setembro de 2014, o grupo Alibaba registrou o maior IPO da história, com US$ 25 bilhões. Esse índice é retrato de como o comércio eletrônico, e por consequência a globalização,

Comentários

Deixe aqui seu comentário

nitromidia.com Desenvolvido por