Pick a color

Boxed/Wide

Boxed
Wide

Content width

1200
1040
960

Select headings font

Background (Boxed)

Análise de Sentimento Social é uma solução que analisa tudo o que é falado nas redes sociais, aponta tendências para gerar insights sobre o que as pessoas estão falando de um determinado tema. Há milhares de aplicações para isso. Imagine um Diretor de Marketing usando os comentários do Twitter e Facebook postados por clientes para aperfeiçoar produtos e serviços? Ou governantes tendo a oportunidade de  “ouvir” a voz do povo e entender suas aspirações nesse momento histórico em que vivemos. Até  as celebridades poderiam fazer uma análise para medir sua popularidade e descobrir como está sua imagem com os fãs. 😉

Recentemente, vimos soluções de análise de dados sendo usadas no universo esportivo. Aqui no Brasil, a IBM transformou milhões de brasileiros em treinadores auxiliares da seleção. Nosso laboratório de pesquisas criou uma ferramenta chamada Ei! para analisar posts no Twitter sobre a seleção, os jogadores, o time… antes, durante e depois dos jogos, tudo em tempo real. E pra que tudo isso? Para contar ao Felipão o que nós, brasileiros, queremos para a nossa seleção. Foi um presente da IBM para o nosso técnico. Se ele usou, não sabemos, mas o que importa é que o Brasil, que chegou tímido na Copa, bateu a Espanha e nos surpreendeu ontem, com os 3X0!

Falando nisso, o jogo de ontem rendeu 1.564.635 posts no Twitter relacionados ao jogo. Vale lembrar que a ferramenta da IBM analisa 100% dos tweets, ou seja, esse é o número de tweets filtrados que falam, especificamente, sobre a seleção e dos jogadores. Pela primeira vez na Copa das Confederações, o número de tweets positivos sobre o David Luiz superou o do Neymar (145.934 contra 144.723). O cara foi fantástico mesmo, né? E o grande alvo de tweets negativos foi o não tão incrível Hulk (196.666). Ontem, 84% dos torcedores não aprovaram o desempenho do jogador. Os números de tweets sobre o Oscar mostram que o povo está bem dividido: 50% dos tweets foram negativos e 50% positivos. Aqui tem a análise completa do jogo de ontem.

Não é só no futebol que a análise de sentimento vem sendo usada. Nos jogos de Wimbledon, a performance dos jogadores nas partidas somada às opiniões dos fãs nas redes sociais estão gerando um ranking dos atletas. Os melhores colocados ganham troféus que podem ser construídos a cada 20 minutos com tecnologia de impressão 3D aliada à análise de dados. Um souvenir simpático e personalizado com base em análises em tempo real.
Para saber mais sobre análise de sentimento social clique aqui.

Artigos Relacionados

25 nov
Escudos digitais na era da hiperconectividade
Geral // 0

* por Andriei Gutierrez, Gerente de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM Brasil Você já parou para pensar que o seu smartphone tem mais informações suas e da sua família do que a sua própria casa? Já refletiu sobre o potencial nocivo que uma invasão e roubo dos dados nesse pequeno aparelho podem ter

26 out
Insight 2015: Um evento para as vanguardas de Big Data
Geral // 0

*Por Maria Fernanda Espinosa Você já deve saber que análise de dados é hoje a base para a inovação nos negócios. Isso porque, por meio de dados, é possível entender, de fato, onde se está e onde se quer chegar, sem dar margem a “achismos”. Com frequência acompanhamos casos de companhias que transformaram suas operações

21 out
Futurecom 2016: Conheça as tendências e inovações para o mundo da telecomunicação
Geral // 0

Não é novidade para ninguém que qualquer empresa que queira crescer e se destacar nos dias de hoje não pode deixar de investir em novas tecnologias. Com o setor de telecomunicação não é diferente. Por isso fomos ao FUTURECOM, maior evento de tecnologia da informação e comunicação (TIC) da América Latina, para conferir de perto

Comentários

Deixe aqui seu comentário

nitromidia.com Desenvolvido por