Pick a color

Boxed/Wide

Boxed
Wide

Content width

1200
1040
960

Select headings font

Background (Boxed)

Análise de Sentimento Social é uma solução que analisa tudo o que é falado nas redes sociais, aponta tendências para gerar insights sobre o que as pessoas estão falando de um determinado tema. Há milhares de aplicações para isso. Imagine um Diretor de Marketing usando os comentários do Twitter e Facebook postados por clientes para aperfeiçoar produtos e serviços? Ou governantes tendo a oportunidade de  “ouvir” a voz do povo e entender suas aspirações nesse momento histórico em que vivemos. Até  as celebridades poderiam fazer uma análise para medir sua popularidade e descobrir como está sua imagem com os fãs. 😉

Recentemente, vimos soluções de análise de dados sendo usadas no universo esportivo. Aqui no Brasil, a IBM transformou milhões de brasileiros em treinadores auxiliares da seleção. Nosso laboratório de pesquisas criou uma ferramenta chamada Ei! para analisar posts no Twitter sobre a seleção, os jogadores, o time… antes, durante e depois dos jogos, tudo em tempo real. E pra que tudo isso? Para contar ao Felipão o que nós, brasileiros, queremos para a nossa seleção. Foi um presente da IBM para o nosso técnico. Se ele usou, não sabemos, mas o que importa é que o Brasil, que chegou tímido na Copa, bateu a Espanha e nos surpreendeu ontem, com os 3X0!

Falando nisso, o jogo de ontem rendeu 1.564.635 posts no Twitter relacionados ao jogo. Vale lembrar que a ferramenta da IBM analisa 100% dos tweets, ou seja, esse é o número de tweets filtrados que falam, especificamente, sobre a seleção e dos jogadores. Pela primeira vez na Copa das Confederações, o número de tweets positivos sobre o David Luiz superou o do Neymar (145.934 contra 144.723). O cara foi fantástico mesmo, né? E o grande alvo de tweets negativos foi o não tão incrível Hulk (196.666). Ontem, 84% dos torcedores não aprovaram o desempenho do jogador. Os números de tweets sobre o Oscar mostram que o povo está bem dividido: 50% dos tweets foram negativos e 50% positivos. Aqui tem a análise completa do jogo de ontem.

Não é só no futebol que a análise de sentimento vem sendo usada. Nos jogos de Wimbledon, a performance dos jogadores nas partidas somada às opiniões dos fãs nas redes sociais estão gerando um ranking dos atletas. Os melhores colocados ganham troféus que podem ser construídos a cada 20 minutos com tecnologia de impressão 3D aliada à análise de dados. Um souvenir simpático e personalizado com base em análises em tempo real.
Para saber mais sobre análise de sentimento social clique aqui.

Artigos Relacionados

17 abr
“Uma revolução chamada CAMS”
Geral // 0

Por Rodrigo Kede, presidente da IBM Brasil Essa revolução significa que as empresas estão encarando tecnologia de uma forma diferente. Muito mais do que suporte para os negócios, como vinha acontecendo nos últimos 15 anos, o foco será investir em soluções de front office, que viabilizem novas receitas, produtos e inovação, e maior proximidade com o cliente. Os líderes

30 dez
12 fatos que marcaram o ano da IBM em 2014
Geral // 0

  *Por Vanessa Garcia Xavier Quando comecei a rascunhar os tópicos que queria incluir nesse post me dei conta que o texto ia ficar gigante e ninguém teria paciência pra chegar ao final. Pra cumprir essa tarefa de contar os principais marcos da IBM no ano, vou precisar recorrer a um infográfico, vídeos e a muitos links. Sim, o

12 dez
Governo do Estado de São Paulo reúne empresas que investiram cerca de R$ 6,2 bilhões e geraram 8,3 mil empregos
Geral // 0

A IBM Brasil foi homenageada pelo investimento no Laboratório de Pesquisa em São Paulo, que criou cerca de 100 novos empregos. O diretor da unidade, Ulisses Thibes Mello, representou a empresa ao receber o troféu. Para saber mais dessa edição do Prêmio Investe São Paulo, clique aqui.

Comentários

Deixe aqui seu comentário

nitromidia.com Desenvolvido por