Pick a color

Boxed/Wide

Boxed
Wide

Content width

1200
1040
960

Select headings font

Background (Boxed)

Todos os dias mais de 6 milhões de pessoas utilizam o avião como meio de transporte. Essa grande quantidade de passageiros indo e vindo, aviões decolando e pousando, bagagens subindo e descendo nas esteiras exigem sistemas inteligentes para dar conta de tantas informações.

Com o objetivo de tornar a vida dos viajantes e dos funcionários dos aeroportos mais fácil nasceu o conceito de smarter airport. Apesar de grande parte dos aeroportos ainda não usar tecnologias avançadas a seu favor, alguns já estão adotando sistemas inteligentes para melhorar a experiência dos passageiros.

Um exemplo é o monitoramento da presença de dispositivos com bluetooth e telefones celulares para obter uma imagem minuto a minuto de quantas pessoas estão no aeroporto. Com esse tipo de informação, é possível coordenar as equipes de manutenção, de combustível, bagageiros e sinalização de porta automaticamente e em tempo real. Sistemas como esses melhoram a segurança e reduzem os custos de operação. Entretanto, essas não são as únicas vantagens de um aeroporto inteligente que também garante viagens mais eficientes e passageiros satisfeitos.

No Brasil, o primeiro aeroporto a incorporar tecnologia inteligente aos seus processos foi o de Guarulhos, GRU Airport. O novo sistema possibilitará ampliar e fortalecer a sinergia entre a administração do aeroporto, as autoridades reguladoras e a navegação aérea e, com isso, oferecer mais segurança e eficiência à operação aeroportuária, além de entregar melhores serviços aos passageiros no terminal mais movimentado da América Latina.

O aeroporto está implementando, ainda, um novo modelo de check-in, câmeras de segurança mais modernas, que fazem leitura facial, sistema de bagagens, entre outros serviços que necessitam de uma tecnologia ágil e eficaz. A previsão é de que o sistema esteja funcionando plenamente a partir de maio de 2014, simultaneamente à inauguração do Terminal de Passageiros 3, que ampliará a capacidade do aeroporto para 45 milhões de passageiros/ano.

Clique na imagem e assista ao vídeo para entender um pouco mais como funciona um aeroporto inteligente.

http://ibmtvdemo.edgesuite.net/smarterplanet/us__en_us__smarter_cities__air_chapt4-sc_lo.mp4

Artigos Relacionados

16 set
IBM lança novo data center de cloud no Brasil. O que isso significa?
Geral // 0

A imagem ao lado chega a ser boba, mas mostra, didaticamente, como cloud computing impacta nossa rotina. Na prática, é simples. Quando falamos em cloud, sabemos que:1) Isso implica um novo modelo de negócios em termos de armazenamento de dados, porque uma pessoa e/ou uma empresa passa a utilizar um servidor externo que armazena dados

14 out
Como a inovação aberta chega até nós?
Geral // 0

*Por Kelly Bassi Toda vez que me deparo com um desafio costumo dividi-lo com alguém próximo à situação. Minha expectativa é que essa pessoa ajude com alguma contribuição, pois sempre ouvi que “duas cabeças pensam melhor que uma”. Sábio ditado popular! Tão útil que vem sendo usado pelas empresas que trabalham com o conceito de open innovation, em português, inovação aberta

05 nov
Ginni Rometty no Brasil
Geral // 0

Ginni Rometty, Chairman e CEO da IBM, chegou ao Brasil ontem para participar do HSM Management, maior evento sobre Gestão do país. Ginni falou para cerca de 4000 pessoas sobre as mudanças tecnológicas que testemunhamos nos últimos anos. Essas mudanças, protagonizadas pela mobilidade, nuvem, ferramentas sociais e análise de dados, deram início a uma nova

Comentários

Deixe aqui seu comentário

nitromidia.com Desenvolvido por