Pick a color

Boxed/Wide

Boxed
Wide

Content width

1200
1040
960

Select headings font

Background (Boxed)

Todos os dias mais de 6 milhões de pessoas utilizam o avião como meio de transporte. Essa grande quantidade de passageiros indo e vindo, aviões decolando e pousando, bagagens subindo e descendo nas esteiras exigem sistemas inteligentes para dar conta de tantas informações.

Com o objetivo de tornar a vida dos viajantes e dos funcionários dos aeroportos mais fácil nasceu o conceito de smarter airport. Apesar de grande parte dos aeroportos ainda não usar tecnologias avançadas a seu favor, alguns já estão adotando sistemas inteligentes para melhorar a experiência dos passageiros.

Um exemplo é o monitoramento da presença de dispositivos com bluetooth e telefones celulares para obter uma imagem minuto a minuto de quantas pessoas estão no aeroporto. Com esse tipo de informação, é possível coordenar as equipes de manutenção, de combustível, bagageiros e sinalização de porta automaticamente e em tempo real. Sistemas como esses melhoram a segurança e reduzem os custos de operação. Entretanto, essas não são as únicas vantagens de um aeroporto inteligente que também garante viagens mais eficientes e passageiros satisfeitos.

No Brasil, o primeiro aeroporto a incorporar tecnologia inteligente aos seus processos foi o de Guarulhos, GRU Airport. O novo sistema possibilitará ampliar e fortalecer a sinergia entre a administração do aeroporto, as autoridades reguladoras e a navegação aérea e, com isso, oferecer mais segurança e eficiência à operação aeroportuária, além de entregar melhores serviços aos passageiros no terminal mais movimentado da América Latina.

O aeroporto está implementando, ainda, um novo modelo de check-in, câmeras de segurança mais modernas, que fazem leitura facial, sistema de bagagens, entre outros serviços que necessitam de uma tecnologia ágil e eficaz. A previsão é de que o sistema esteja funcionando plenamente a partir de maio de 2014, simultaneamente à inauguração do Terminal de Passageiros 3, que ampliará a capacidade do aeroporto para 45 milhões de passageiros/ano.

Clique na imagem e assista ao vídeo para entender um pouco mais como funciona um aeroporto inteligente.

http://ibmtvdemo.edgesuite.net/smarterplanet/us__en_us__smarter_cities__air_chapt4-sc_lo.mp4

Artigos Relacionados

09 jun
Bradesco vai ensinar o Watson a falar português
Geral // 1

*Por Kelly Bassi Vira e mexe falamos aqui no TI+Simples do Watson, sistema de computação cognitiva desenvolvido pela IBM em 2011. Desde que venceu os principais competidores no Jeopardy!, programa de TV febre nos Estados Unidos, Watson ganhou novas missões: já criou um livro com receitas inéditas, está ajudando a vários hospitais a tratar pacientes com câncer e a empresas

21 ago
Mainframe Linux aberto para todos!
Geral // 0

*Por Kelly Bassi Há cinco anos a IBM surpreendeu ao disponibilizar o mainframe em Linux. A reinvenção do uso da plataforma levou ao aumento da sua adesão, tanto que, hoje, mais de um terço dos clientes de mainframe IBM usam Linux. Esta semana, a Big Blue avançou mais um importante capítulo dessa história: anunciou a abertura das linhas de códigos do

29 mar
Watson conquistou a plateia do IBM Solutions Connect
Geral // 0

*por Mariana Riscala – O último IBM Solutions Connect – evento que reúne clientes, parceiros e IBMistas – foi sobre um tema que está no ar, na rede e na boca do mundo: a Era Cognitiva. Entre uma brincadeira e outra sobre o Watson e toda a sua capacidade de interação com o ser humano, a apresentadora

Comentários

Deixe aqui seu comentário

nitromidia.com Desenvolvido por