Pick a color

Boxed/Wide

Boxed
Wide

Content width

1200
1040
960

Select headings font

Background (Boxed)

Todos os dias mais de 6 milhões de pessoas utilizam o avião como meio de transporte. Essa grande quantidade de passageiros indo e vindo, aviões decolando e pousando, bagagens subindo e descendo nas esteiras exigem sistemas inteligentes para dar conta de tantas informações.

Com o objetivo de tornar a vida dos viajantes e dos funcionários dos aeroportos mais fácil nasceu o conceito de smarter airport. Apesar de grande parte dos aeroportos ainda não usar tecnologias avançadas a seu favor, alguns já estão adotando sistemas inteligentes para melhorar a experiência dos passageiros.

Um exemplo é o monitoramento da presença de dispositivos com bluetooth e telefones celulares para obter uma imagem minuto a minuto de quantas pessoas estão no aeroporto. Com esse tipo de informação, é possível coordenar as equipes de manutenção, de combustível, bagageiros e sinalização de porta automaticamente e em tempo real. Sistemas como esses melhoram a segurança e reduzem os custos de operação. Entretanto, essas não são as únicas vantagens de um aeroporto inteligente que também garante viagens mais eficientes e passageiros satisfeitos.

No Brasil, o primeiro aeroporto a incorporar tecnologia inteligente aos seus processos foi o de Guarulhos, GRU Airport. O novo sistema possibilitará ampliar e fortalecer a sinergia entre a administração do aeroporto, as autoridades reguladoras e a navegação aérea e, com isso, oferecer mais segurança e eficiência à operação aeroportuária, além de entregar melhores serviços aos passageiros no terminal mais movimentado da América Latina.

O aeroporto está implementando, ainda, um novo modelo de check-in, câmeras de segurança mais modernas, que fazem leitura facial, sistema de bagagens, entre outros serviços que necessitam de uma tecnologia ágil e eficaz. A previsão é de que o sistema esteja funcionando plenamente a partir de maio de 2014, simultaneamente à inauguração do Terminal de Passageiros 3, que ampliará a capacidade do aeroporto para 45 milhões de passageiros/ano.

Clique na imagem e assista ao vídeo para entender um pouco mais como funciona um aeroporto inteligente.

http://ibmtvdemo.edgesuite.net/smarterplanet/us__en_us__smarter_cities__air_chapt4-sc_lo.mp4

Artigos Relacionados

15 maio
IBM reúne mil companhias no mundo contra o cybercrime
Geral // 0

700 terabytes de dados – 25 milhões de páginas e imagens monitoradas – 1000 organizações unidas – 16 mercados diferentes.  Estes são os números atuais do X-Force Exchange, rede 100% baseada na nuvem, gratuita, que tem a grande missão de combater o crime digital – ou invasões digitais. Um mês após o lançamento da plataforma, mais de 1000 companhias

16 abr
Chef Watson lança livro de receitas
Geral // 2

Lugar de computador é na cozinha! O chef Watson prova isso mais uma vez. A partir da última terça-feira, dia 14 de abril, foi iniciada a venda nos Estados Unidos do primeiro livro de receitas criado com a colaboração do chef Watson, o sistema de computação cognitiva da IBM treinado para atuar no mundo da culinária. Chamado “Cognitive Cooking

21 maio
Afinal, o que fazem os pesquisadores do Laboratório da IBM Brasil?
Geral // 0

Com tanta diversidade de talentos do Brasil e de vários países, o IBM Research – Brazil está no país desde 2011 e foi o primeiro laboratório instalado pela IBM no Hemisfério Sul. Esse vídeo explica, de forma simples e didática, as quatro frentes de pesquisa em que o lab atua: Recursos Naturais, Ciências de Serviços,

Comentários

Deixe aqui seu comentário

nitromidia.com Desenvolvido por