Pick a color

Boxed/Wide

Boxed
Wide

Content width

1200
1040
960

Select headings font

Background (Boxed)

A gente só se dá conta de quanta coisa acontece num ano quando para pra colocar tudo no papel, não é? Fiquei com a missão de contar pra vocês o que aconteceu de mais importante na IBM Brasil em 2013. Tanta coisa se passou que foi difícil saber por onde começar. Mas vamos lá! Pra tentar ser breve e direta, escolhi três histórias que refletem o momento atual da IBM e os caminhos que vislumbramos para 2014.

      Ei! – A IBM transformou os brasileiros em treinadores da seleção. Em 2013, nasceu o Ei!, um aplicativo feito exclusivamente para o Felipão saber o que nós, torcedores, estávamos pensando sobre o time e cada  jogador durante a Copa das Confederações. Com sua expertise em Big Data e Analytics, o Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil analisou com acuracidade mais de 3.000.000 de tuítes em português (dentro e fora do Brasil) e apontou o sentimento associado a cada um deles. A análise mostrou ao longo da Copa quem eram os jogadores mais amados pela torcida e os menos populares, se as decisões do nosso técnico caíram no gosto do público e o sentimento em relação à seleção, que começou sendo reprovada por 52% dos tuiteiros e terminou a copa com 74% de aprovação. Veja outras análises aqui.

Agora, imagina o que dá pra fazer com a análise de dados em outras áreas fora do esporte? Uma infinidade de coisas!! Dados das redes sociais são um recurso valioso para empresas conhecerem melhor seu consumidor, receberem feedbacks de um produto ou serviço, e até pra saber o que a maioria pensa sobre uma personalidade pública, uma celebridade, um político. As possibilidades são imensas.

SoftLayer – Ninguém tem dúvida de que Cloud Computing veio para ficar. A pergunta não é se a empresa vai entrar na nuvem, mas quando. Este ano a IBM deu um passo estratégico para se consolidar nesse mercado: adquiriu a SoftLayer, empresa global que vende infraestrutura para cloud via web com pagamento via cartão de crédito.
Democratização da nuvem? Essa é a ideia. Desde micro até grandes empresas podem ter uma nuvem com a SoftLayer. E áreas que possuem demandas específicias como Marketing, RH e Compras têm a oportunidade de rodar seus projetos independentemente dos planos da área de TI.
Os investimentos em cloud da IBM não param. Durante 2013, lançamos soluções, investimos em inovação, em treinamentos de funcionários e parceiros de negócios, e o resultado foi o fechamento de projetos importantes, como Senior, BematechEngine e Produman.
Cidades Inteligentes – Há dez anos, quando pensávamos na IBM, logo vinha a imagem de um notebook na cabeça. Hoje, é difícil pensar na IBM sem pensar em Cidades Inteligentes. Colocar a tecnologia a favor dos desafios da sociedade, como mobilidade urbana, segurança, saúde e educação é a missão da nova IBM e de todos os seus IBMistas (como nos chamamos aqui dentro). Já temos vários exemplos práticos por aqui. Veja só!
De olho nos maiores e mais modernos aeroportos do mundo, o Gru Airport (novo nome do Aeroporto de Guarulhos) escolheu a IBM para desenvolver um novo sistema de gestão e integrar seus processos. Isso significa um melhor atendimento e uma experiência de viagem mais personalizada pra quem passar por lá.
Um outro importante projeto nesse sentido foi fechado com o Governo Federal. Foram criados centros de comando móveis para gerenciar a segurança nas cidades sede da Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. Com isso, foi e será possível identificar possíveis incidentes, ameaças e capacitar os operadores a responder rapidamente a eventuais situações de crise.

Em 2013, A AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente – e a IBM selaram parceria para realizar um levantamento da acessibilidade das ruas brasileiras. Um aplicativo chamado Rota Acessível foi criado pelo laboratório de pesquisas da IBM para que a população aponte problemas  nas condições das calçadas, presença de guias rebaixada e localização de vagas especiais.

2014 está aí…
Esses três marcos de 2013 dizem muito sobre o que será o ano de 2014 da IBM. O mercado de tecnologia passa por uma das maiores transformações de sua história. Big Data e Analytics, Cloud, Mobilidade e Social Business são os protagonistas dos investimentos das empresas e as grandes apostas da IBM para crescer este ano. Em um ano de Copa e eleições, muitos desafios estão pela frente e a IBM vai continuar reunindo seu potencial de pesquisa e seus talentos para desenvolver inovações e tecnologias que ajudem o mundo a funcionar melhor, as pessoas a terem mais qualidade de vida e viverem bem em suas cidades. Progresso. É o que queremos em 2014, 2015, 2016…

Artigos Relacionados

08 jan
IBM e o ecossistema de desenvolvimento profissional e acadêmico em TI
Geral // 0

Apresentamos a vocês a área de IBM Ecosystem Development – focada no desenvolvimento de professores, estudantes, pesquisadores e profissionais de TI. Ligado a isto, mostramos o Academic Iniciativa, uma plataforma destinada a professores de nível médio e superior, pesquisadores e alunos de pós-graduação. Hoje, vamos abordar mais duas iniciativas lideradas por este time, que tem o objetivo de capacitar pessoas no mercado de

26 jun
A TV vista de uma forma diferente
Geral // 2

*por Marcel Benayon Não faz muito tempo estive nos Estados Unidos para visitar alguns amigos. Um deles me chamou para jantar em sua casa e logo após a refeição as crianças correram para a frente da televisão. Perguntei de qual companhia de TV por assinatura eles eram clientes e meu amigo explicou, com orgulho, que

10 abr
Oito motivos para ser pesquisador no Brasil
Geral // 0

Nos últimos anos, o Brasil foi escolhido por diversas multinacionais de tecnologia para sediar seus centros de pesquisa globais. Apesar da pequena tradição em inovação, o fato elevou a demanda de oportunidades na carreira de pesquisador no País. Hoje, a concorrência por uma vaga de pesquisador doutor em um laboratório privado pode chegar a 100 candidatos. Há cinco anos, a

Comentários

Deixe aqui seu comentário

nitromidia.com Desenvolvido por