Pick a color

Boxed/Wide

Boxed
Wide

Content width

1200
1040
960

Select headings font

Background (Boxed)

O leasing já está presente no Brasil há várias décadas e tem sido uma modalidade bastante solicitada por diferentes segmentos e por empresas de todos os portes. O benefício fiscal e a melhora no payback do investimento estão entre os vários aspectos quantitativos favoráveis na decisão de realizar uma operação de leasing.
No caso do investimento em tecnologia, as soluções podem apresentar um investimento inicial alto, fazendo com que a compra à vista possa afetar o fluxo de caixa da empresa e limitar a implementação de outros projetos. Deste modo, a modalidade de leasing FMV (leasing a valor de mercado futuro das máquinas) pode ajudar não só a diluir o investimento ao longo dos meses do contrato, mas também a reduzir o desembolso mensal – as empresas não pagam  100% do valor do equipamento uma vez que o banco assume um valor residual que só será pago pelo cliente no caso dele exercer a opção de aquisição ao final do contrato de leasing.

Comparado a uma compra à vista, esta alternativa é muito indicada para equipamentos que possuem uma desvalorização acelerada como PCs e servidores, permitindo à empresa poder fazer aquisições maiores, mantendo-se atualizada nessa era de rápidas mudanças tecnológicas e reduzindo também o risco de obsolescência.

O custo com o descarte desses equipamentos é mais um ponto a ser pensado, pois ao comprá-los as empresas precisam calcular também os gastos referentes a esse processo no final do seu ciclo de vida. Assim, ao escolher o contrato de leasing que tenha entre as opções a devolução do equipamento, transfere-se essa responsabilidade para o banco correspondente.  Todos esses fatores são relevantes e a decisão deve ser feita em conjunto entre TI e financeiro para que, por meio de um estudo econômico e estratégico de longo prazo, todos os custos e benefícios sejam realmente considerados.

Ouça aqui um podcast com mais detalhes sobre o funcionamento
e benefícios do leasing FMV.

 

 

Artigos Relacionados

17 jun
O povo ganha voz nas redes sociais! E as empresas ganham insights ao ouvi-lo.
Geral // 0

A explosão de dados nas redes sociais tem se tornado uma verdadeira mina de ouro para as empresas. Consumidores são cada vez mais influentes formadores de opinião, compartilham suas experiências e pensamentos sobre situações, produtos e serviços publicamente com milhares de pessoas nas redes. Imagine a quantidade de insights que pode sair de uma análise de

06 fev
“Eu gosto do impossível porque lá tem menos concorrência”
Geral // 0

Rodrigo Kede, presidente da IBM Brasil Essa frase do Walt Disney é a preferida do Rodrigo Kede e reflete muito do perfil do presidente da IBM. Em entrevista ao portal Na Prática, no dia 30 de janeiro, Kede, o executivo mais jovem a assumir o posto de presidente da IBM Brasil, revelou um pouco mais sobre sua trajetória

27 ago
Na era do profissional multifunção: seu diploma limita ou alavanca?
Geral // 0

*por Mariana Lemos Pensando no tema ‘transição de carreira’, fomos em busca de algumas pessoas da IBM que pudessem compartilhar suas experiências com o TI+Simples. Encontramos, de cara, Fábio Gandour –  um médico que se rendeu aos encantos da tecnologia e virou cientista chefe do laboratório de pesquisa da empresa no Brasil – e Renato

Comentários

Deixe aqui seu comentário

nitromidia.com Desenvolvido por