Pick a color

Boxed/Wide

Boxed
Wide

Content width

1200
1040
960

Select headings font

Background (Boxed)

Media2684A explosão de dados nas redes sociais tem se tornado uma verdadeira mina de ouro para as empresas. Consumidores são cada vez mais influentes formadores de opinião, compartilham suas experiências e pensamentos sobre situações, produtos e serviços publicamente com milhares de pessoas nas redes.

Imagine a quantidade de insights que pode sair de uma análise de redes sociais? A IBM começou essa aventura no ano passado, com o projeto Ei!, analisando o que estava sendo falado nas redes durante os jogos do Brasil na Copa das Confederações. Essa tecnologia  funciona em português e foi criada pelo laboratório de pesquisas da IBM no país, inaugurado em 2011. Podemos com todo orgulho dizer que ela é verde e amarela! O time do lab analisou mais de 3 milhões de tweets sobre os jogos.
Depois dessa experiência, várias empresas procuram a IBM para entender melhor como essa tecnologia poderia ser aplicada a seus negócios. Novos projetos na área de marketing, finanças e entretenimento foram realizados e ajudaram essas empresas a entender melhor e aprimorar o relacionamento com seu consumidor. Por exemplo, um banco achava que sua propaganda estava adequada para seu público. Quando “ouviu” as redes sociais, descobriu que as pessoas não tinham uma visão tão boa assim e não interpretavam da mesma forma que a área de marketing planejou. Um programa de TV que aparentemente era positivo pra uma determinada emissora foi muito criticado nas redes sociais pelos telespectadores.É importante reforçar que a análise de sentimento feita com IBM é baseada em uma alta tecnologia de inteligência artificial (computação cognitiva) patenteada, testada e retestada cientificamente, como explica Claudio Pinhanez no vídeo acima. Ele conta também as diversas aplicações que a análise de sentimento pode ter. Vale à pena assistir!

E chegou a hora de ouvir os torcedores

A maior experiência já feita no Brasil em analisar redes sociais com inteligência artificial começou na semana passada, na abertura do maior evento esportivo do mundo. A IBM vai analisar tudo o que está sendo falado no twitter antes, durante e depois dos jogos. Em tempo real! Serão 64 jogos até o final do mundial.

O site da ESPN trará depois de cada partida um resumo do sentimento do torcedor sobre os jogadores e cada seleção. Aqui você já pode ver o que rolou nas redes no primeiro jogo do Brasil e aqui estão os principais insights do jogo de hoje, entre Brasil e México.

Se quiser ver em tempo real, baixe o app de segunda dela da Globo, disponível em IOS e Android, e acompanhe a aba “Termômetro Social”.

Artigos Relacionados

22 ago
A mobilidade além dos tablets e smartphones
Geral // 2

Semana passada recebemos no Brasil a principal executiva mundial da IBM para mobilidade, Marie Wick, uma entusiasta desta tecnologia que está impactando cada vez mais o dia a dia das pessoas e de corporações de diferentes segmentos e indústrias. Ela falou muito sobre o Brasil e como estamos avançados na adoção e utilização de tecnologias móveis. Também falou sobre

20 jan
Mudando o jogo com a análise de dados
Geral // 0

[ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS SOBRE O FILME “O Homem que mudou o jogo”] Esses dias assisti novamente “O Homem que mudou o jogo” (Moneyball).  O filme ficou bem conhecido pela boa atuação do ator Brad Pitt, que representa o técnico do Oakland Athletics, Billy Beane, um time de baseball que estava em decadência e decide utilizar a

01 jun
Instalei um app e acabei com o Zika vírus
Geral // 0

– Por Bruno Favery – A união faz açúcar e não a força. Foi com esse infame e infantil trocadilho que iniciei a primeira redação que escrevi na escola. O tema que a professora nos pediu para trabalhar era justamente a “união faz a força”, e eu querendo ser o engraçadinho decidi tirar sarro. Mas

Comentários

Deixe aqui seu comentário

nitromidia.com Desenvolvido por