Pick a color

Boxed/Wide

Boxed
Wide

Content width

1200
1040
960

Select headings font

Background (Boxed)

Em uma época em que as máquinas e o homem estabelecem um relacionamento cada vez mais próximo, ouvir sobre inovação não é
só uma constante, mas uma necessidade das empresas a todo o momento.

Na verdade, o conceito que parece atual já havia sido explorado pelo economista Joseph Schumpeter em seu livro Teoria do Desenvolvimento Econômico (Die Theorie der Wirschaftlichen Entwicklung), de 1911, quando ele afirmou que a inovação é o motor do processo de mudança e impulsiona a economia.
Apesar de completar 104 anos em 2015, a teoria ainda permanece atual. De acordo com a lista “Best Global Brands 2014”, da Interbrand, que classifica as marcas mais valiosas no mundo, das cinco primeiras colocadas, quatro estão ligadas à tecnologia, entre elas a IBM.
Isso não é por acaso.
Pelo 22º ano consecutivo, a IBM lidera o número de patentes nos Estados Unidos, com 7.534 registros. Foram mais de 80 mil desde 2003. Você se lembra do filme “Eu, Robô”, que em 2004 levou para as “telonas” robôs que eram utilizados como empregados e assistentes dos humanos? Os passos nessa direção já começaram a ser traçados: 500 das patentes registradas são provenientes de estudos em computação cognitiva, área do sistema Watson.
Com um Centro de Pesquisa instalado no país,  a IBM Brasil também marcou presença com 19 patentes obtidas pelo laboratório brasileiro que iniciou suas atividades há cinco anos. Uma dessas invenções pode ser conhecida no vídeo abaixo, pelo seu próprio inventor.
           
Mas não basta inventar e dar entrada na papelada: toda pesquisa enviada ao órgão americano, onde fica a sede da IBM, é analisada, o que leva cerca de três anos, em média, para a concessão do registro. Assim, esse número é o resultado do primeiro e do segundo anos de trabalho. Muita coisa ainda está por vir.
Diversas previsões já foram feitas para 2015, mas, de acordo com o “O Profeta da Inovação”, a inovação deverá continuar sendo notícia por muitos anos.

 

lang: en_US

Artigos Relacionados

16 dez
Segurança cognitiva mais próxima do que imaginamos
Geral // 0

Há alguns meses eu falei em um post sobre como o Watson da IBM irá combater o cibercrime. Bem, a notícia se espalhou, ele se especializou e essa semana companhias do mundo todo irão testar pela primeira vez a versão Beta do Watson for Cyber Security. Ou seja, empresas de saúde, finanças, seguros e outras

02 jul
Fórum de Empresas e Direitos LGBT: o diálogo mudando perspectivas
Geral // 8

* por Ellen Simão – A IBM abriu suas portas para a 12ª edição do Fórum de Empresas e Direitos LGBT no mês de junho. O evento propõe os avanços nos direitos LGBT no mercado de trabalho e na sociedade. A proposta é criar uma discussão essencial para a comunidade e para as companhias que procuram criar um ambiente inclusivo para os

07 mar
Para aqueles 5% dos líderes de mercado, tá tranquilo, tá favorável
Geral // 0

*Por Maria Fernanda Espinosa – Vamos falar sobre os desbravadores, pessoas que desde sempre descobrem tendências e estão à frente de seu tempo. A piada já veio pronta: para aqueles 5% do mercado que contam com executivos que pensam além, o cenário está tranquilo e favorável. Para começar a escrever esse texto, dei uma busca

Comentários

Deixe aqui seu comentário

nitromidia.com Desenvolvido por