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Cada vez mais sofisticadas, as fraudes prejudicam cerca de 12 milhões de pessoas ao ano, gerando perdas que ultrapassam os US$ 3,5 bilhões. A urgente necessidade de combater essa prática, aliada à estratégia da IBM de ampliar seu portfólio de produtos de análise de dados, fez com que a Big Blue comprasse, em 2011, o i2.Era uma empresa britânica, que a partir da análise de dados, oferecia insights para a resolução de casos de fraude. Depois de incorporado pela Big Blue, a i2 cresceu, ampliou sua capacidade de integração e hoje possui diversas soluções, fazendo da IBM a única empresa no mundo que possui um sistema integrado e completo de combate à fraude.

O IBM i2 integra quatro capacidades – detecção, resposta, descoberta e investigação – que podem ser usadas de acordo com a necessidade dos clientes. E eles são os mais variados, afinal, quem está livre de fraudes?

Dos 10 maiores bancos do mundo, oito usam o i2. Dos 15 principais varejistas globais, 10 possuem a solução. Das 20 maiores agências de segurança nacional, 18 trabalham com a ferramenta. No Brasil já são mais de 50 clientes, que vão desde órgãos públicos até as seguradoras e grandes redes de varejo.

Em busca de segurança e confiabilidade, sobretudo nas transações por canais eletrônicos, os bancos também viraram grandes clientes do i2 aqui no país. A nova solução IBM no Combate a Fraude permite monitorar  continuamente e correlacionar, próximo do “tempo real”, as transações financeiras como internet banking, autoatendimento e e-commerce, entre outras. Os resultados são impressionantes. Um caso suspeito de lavagem de dinheiro, por exemplo, que levaria meses para ser comprovado, com o i2 pode ser resolvido em apenas algumas horas.

O i2 também vem sendo uma importante ferramenta de inteligência no combate à criminalidade, pois permite a coleta, análise, visualização e disseminação de informações para a polícia.   A solução já é reconhecidamente uma verdadeira arma no combate e na resolução de crimes diversos.

 

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