Pick a color

Boxed/Wide

Boxed
Wide

Content width

1200
1040
960

Select headings font

Background (Boxed)

*Por Maria Fernanda Espinosa

Foto reprodução

A maioria das pessoas deve conhecer Star Trek. As aventuras interestelares do Capitão James T. Kirk e sua tripulação dentro da nave espacial da Federação Unida dos Planetas, a USS Enterprise, foram sucesso e não deixam de ser lembradas quando falamos em jornada.
No mundo digital também temos a nossa, ela é bem mais fácil que os desafios enfrentados pelo James T.kIrk:  quando se trata de consumo, podemos imaginar uma jornada quando pesquisamos produtos pelo smartphone, compramos pelo tablet, podendo até retirar os artigos direto nas lojas. E por aí vai… Para todo mundo é assim.
Com o advento das mídias sociais e o aumento dos dispositivos móveis, iniciamos um engajamento por meio de múltiplos canais, pelos quais migramos e pulamos de galho em galho pesquisando e buscando os melhores serviços disponíveis. Do outro lado do balcão, há algum tempo, executivos de alto escalão de Marketing, os Chief Marketing Officers (CMO), vêm observando o comportamento de seus consumidores. Por isso, muitos deles abriram os olhos para esses múltiplos canais.
E não poderia ser diferente!
Essa grande abertura de canais para relacionamento com o cliente foi denominado por esses executivos como a “jornada do consumidor”, pois mostra que nada faz parte de um destino, mas de um estudo de comportamento, de como engajar. Em relatório publicado na semana passada, a IBM e o The CMO Club mostraram que os CMOs e os executivos high level em marketing estão aumentando seus orçamentos e alocando uma grande parte de seus investimentos para a jornada do consumidor, ao invés de somente utilizá-las em canais individuais.

O estudo “Marketing is a (Buyer) Journey, Not a Destination”, que compilou respostas de 100 líderes membros do CMO Group, que inclui CMOs e heads de marketing, todos com budgets de U$1 milhão ou mais, mostra que esses executivos estão deslocando seu orçamento para a retenção e defesa de seus consumidores. Além disso, coloca a necessidade de gerar conteúdo como um papel vital para o diálogo com o consumidor atual. Os CMOs disseram que essa área corresponde a 13% de seus orçamentos.Enquanto há um grande momento por dentro das capacidades de marketing digital, os canais tradicionais ainda estão desempenhando um papel relevante no marketing mix. De acordo com o estudo, as atividades clássicas ainda são responsáveis por 52% de seu budget. Confira os principais insights deste estudo:

Outra pesquisa neste sentido, realizada pela Foundation Capital, mostra que a tecnologia investida pelos CMOs aumentará 10x em 10 anos, crescendo de U$12 bilhões para U$120 bilhões. Estes dois estudos mostram que os executivos de Marketing estão mudando a forma como alocam seu budget, conforme o valor desse orçamento aumenta.
Isso tudo porque reconheceram a necessidade e estão iniciando uma mudança a caminho da retenção e lealdade do consumidor.

 

Artigos Relacionados

30 ago
Conheça o Smarter Board, o painel que “fala” com você!
Geral // 0

Imagine a seguinte conversa… – Oi. O que você está fazendo? – Oi. Estou enviando uma mensagem de texto para esse “Smarter Board” com as minhas qualificações profissionais e o código da vaga que aparece na tela. – Hã?! Como? Enviando um SMS para um “Board”? Não estou entendendo… Minutos depois… – Recebi uma mensagem confirmando o meu

03 jul
Lições aprendidas sobre Social Business
Geral // 0

Ontem participei do evento IBM Mobile & Social Business, no Hotel Unique, em São Paulo, que trouxe dados muito interessantes sobre duas tendências que se tornaram um grande desafio para fornecedores e usuários de tecnologia. Como são temas com uma infinidade de conteúdo para discussão, vou dedicar esse post ao Social Business que, resumidamente, pode ser considerado um ambiente

16 ago
Computação social
Geral // 0

A computação está presente no nosso dia a dia e, muitas vezes, quase 24 horas por dia, quando recebemos atualizações das nossas redes por meio do celular. Milhões de dados, que muitas vezes podem ser relevantes para diversos públicos, são gerados a cada segundo. É a Computação Social presente, cada vez mais, na vida do cidadão. Pensando nisso,

Comentários

Deixe aqui seu comentário

nitromidia.com Desenvolvido por