Pick a color

Boxed/Wide

Boxed
Wide

Content width

1200
1040
960

Select headings font

Background (Boxed)

celulares-descartados
*por Mariana Riscala –

Quem aí se lembra do StarTAC?  Em 1996, era o celular do momento. Moderno, descolado… A cara da mobilidade! Isso foi há exatos 20 anos. E depois do StarTAC ainda vieram tantos outros aparelhos celulares… Se falarmos em computadores, então, a lista de “velharias” aumenta! Há 10 anos os computadores eram maiores, mais pesados e claro, menos ágeis.  Essa lógica pode, e deve ser aplicada a todas as máquinas e devices que nos cercam. O antigo dá espaço para o novo desde sempre.

06-150ppp

Neste 22 de abril, comemoramos o dia da Terra no mundo todo. O que raios isso significa? Antes de mais nada, aviso: o termo dia da Terra pode soar até um pouco estranho, mas não podemos negar sua importância. A data surgiu nos EUA na década de 70, quando foi organizado o primeiro protesto nacional contra a poluição. A partir dos anos 90, outros países, incluindo o Brasil, passaram a comemorá-la, com objetivo de sensibilizar os líderes mundiais sobre os impactos dos problemas ambientais.

Já faz algum tempo que este tema – problemas ambientais – começou a ser discutido com mais afinco por todos nós. Afinal, a cada dia, nos preocupamos mais e mais com o meio ambiente e o quanto sua conservação influencia diretamente em nosso próprio bem-estar. Mas, o que de fato fazemos para melhorar a situação? Humm…. Jogar o lixo no lixo (embora isso seja o básico, infelizmente alguns ainda não o fazem), racionar e economizar água e luz, reaproveitar alimentos e materiais e, um dos principais: reciclar o lixo.

Mas… o que isso tudo tem a ver com o StarTAC que mencionei há pouco? TUDO! Porque da mesma forma que o nosso lixo polui o mundo, aquele celular antigo também. Imagine agora um conjunto de computadores, mainframes e toda a estrutura tecnológica de grandes corporações, que renovam sua TI para melhorar o desempenho dos negócios de tempos em tempos?  Sim, o material tecnológico também polui (e muito!) o meio ambiente, e de várias formas. É disso que quero falar!

tumblr_nszjldwVr81s141c3o1_r1_500

Primeiro de tudo: vamos entender o que é um ativo de TI. Todo objeto físico que uma empresa pode controlar, como equipamentos de TI utilizados no processo de produção, o maquinário, e demais ferramentas. Gerir estes ativos significa cuidar de todo o ciclo de vida destes materiais, desde sua aquisição até o seu descarte.

É preciso ter estratégia para descartar resíduos de tecnologia. Até porque a retirada de ativos de TI impede ou atrasa o investimento em novas tecnologias. Ao mesmo tempo em que milhares de empresas transformam seus negócios, devem reutilizar, vender ou descartar ativos de TI existentes, e isso precisa ser feito de maneira ambientalmente correta e segura.

A boa notícia é que algumas empresas possuem uma área específica para cuidar desses ativos. Na IBM, a área de negócios GARS (Global Asset Recovery Services), conhecida como Remarketing, é a responsável por isso. Só para se ter uma ideia, em 2015, 99% dos produtos de GARS foram revendidos, reutilizados ou reciclados. Ou seja, a Big Blue tem contribuído para evitar que 24,7 mil toneladas de resíduos impróprios sejam descartadas indevidamente no meio ambiente. UFA!

Tecnologias de Cloud, Analytics, Mobile, Social e Segurança estão mudando rapidamente o cenário de negócios e muitos clientes estão em processo ou se programando para trabalhar com estas novas tecnologias. Pensando em como ajudá-los a migrarem para esse mundo atual, a IBM criou a Asset Recovery Solutions (ARS), também conhecido como serviço de logística reversa.

O ARS cuida da recompra de equipamentos, incluindo smartphones, tablets, PCs, desktops, impressoras, servidores e sistemas de armazenamento; segurança de informação (como limpeza de disco rígido); embalagem e transporte de equipamentos de qualquer fabricante; além de descarte dos mesmos de acordo com as leis ambientes vigentes.

E o que as empresas ganham com isso? Uma melhor administração dos seus ativos de tecnologia e inovações tecnológicas, oras!  E você? Vai deixar o lixo tecnológico dominar o mundo? Espero que não.

Artigos Relacionados

10 mar
O que o Coringa e um hacker têm em comum?
Geral // 0

*Por Maria Fernanda Espinosa – Todo mundo conhece o Coringa. O famoso “jocker” dos quadrinhos, que se mostra um fanático pelo caos e é obcecado pelo Batman. Este é um dos vilões mais famosos, sendo muitas vezes mais aclamado que muitos super-heróis. A mente do Coringa é extremamente complexa. Se você analisar, vai perceber que ele

23 jun
O que a máquina de batata chips tem a ver com blockchain?
Geral // 0

 *Por Bruno Favery, Maria Fernanda Espinosa e Kelly Bassi   Que o blockchain ainda é um mistério a ser desvendado pelo mercado, isso com certeza é. Antes achávamos que se tratava de, traduzindo ao pé da letra, uma cadeia em blocos focada em troca de valor financeiros. Hoje, durante palestra do CIAB, descobrimos que não

17 dez
Novo modelo de previsão dribla a poluição do ar na China
Geral // 0

*Por Kelly Bassi O sol nasce. Você vê um céu de brigadeiro através da janela e pensa: “Que dia lindo”. Acredito que ser abraçado por um céu azul traz, no mínimo, a sensação de felicidade, pois nos possibilita ir à praia, passear no parque ou até colocar uma roupa mais confortável para trabalhar. Quem nunca sorriu ao se deparar com

Comentários

Deixe aqui seu comentário

nitromidia.com Desenvolvido por