Pick a color

Boxed/Wide

Boxed
Wide

Content width

1200
1040
960

Select headings font

Background (Boxed)

celulares-descartados
*por Mariana Riscala –

Quem aí se lembra do StarTAC?  Em 1996, era o celular do momento. Moderno, descolado… A cara da mobilidade! Isso foi há exatos 20 anos. E depois do StarTAC ainda vieram tantos outros aparelhos celulares… Se falarmos em computadores, então, a lista de “velharias” aumenta! Há 10 anos os computadores eram maiores, mais pesados e claro, menos ágeis.  Essa lógica pode, e deve ser aplicada a todas as máquinas e devices que nos cercam. O antigo dá espaço para o novo desde sempre.

06-150ppp

Neste 22 de abril, comemoramos o dia da Terra no mundo todo. O que raios isso significa? Antes de mais nada, aviso: o termo dia da Terra pode soar até um pouco estranho, mas não podemos negar sua importância. A data surgiu nos EUA na década de 70, quando foi organizado o primeiro protesto nacional contra a poluição. A partir dos anos 90, outros países, incluindo o Brasil, passaram a comemorá-la, com objetivo de sensibilizar os líderes mundiais sobre os impactos dos problemas ambientais.

Já faz algum tempo que este tema – problemas ambientais – começou a ser discutido com mais afinco por todos nós. Afinal, a cada dia, nos preocupamos mais e mais com o meio ambiente e o quanto sua conservação influencia diretamente em nosso próprio bem-estar. Mas, o que de fato fazemos para melhorar a situação? Humm…. Jogar o lixo no lixo (embora isso seja o básico, infelizmente alguns ainda não o fazem), racionar e economizar água e luz, reaproveitar alimentos e materiais e, um dos principais: reciclar o lixo.

Mas… o que isso tudo tem a ver com o StarTAC que mencionei há pouco? TUDO! Porque da mesma forma que o nosso lixo polui o mundo, aquele celular antigo também. Imagine agora um conjunto de computadores, mainframes e toda a estrutura tecnológica de grandes corporações, que renovam sua TI para melhorar o desempenho dos negócios de tempos em tempos?  Sim, o material tecnológico também polui (e muito!) o meio ambiente, e de várias formas. É disso que quero falar!

tumblr_nszjldwVr81s141c3o1_r1_500

Primeiro de tudo: vamos entender o que é um ativo de TI. Todo objeto físico que uma empresa pode controlar, como equipamentos de TI utilizados no processo de produção, o maquinário, e demais ferramentas. Gerir estes ativos significa cuidar de todo o ciclo de vida destes materiais, desde sua aquisição até o seu descarte.

É preciso ter estratégia para descartar resíduos de tecnologia. Até porque a retirada de ativos de TI impede ou atrasa o investimento em novas tecnologias. Ao mesmo tempo em que milhares de empresas transformam seus negócios, devem reutilizar, vender ou descartar ativos de TI existentes, e isso precisa ser feito de maneira ambientalmente correta e segura.

A boa notícia é que algumas empresas possuem uma área específica para cuidar desses ativos. Na IBM, a área de negócios GARS (Global Asset Recovery Services), conhecida como Remarketing, é a responsável por isso. Só para se ter uma ideia, em 2015, 99% dos produtos de GARS foram revendidos, reutilizados ou reciclados. Ou seja, a Big Blue tem contribuído para evitar que 24,7 mil toneladas de resíduos impróprios sejam descartadas indevidamente no meio ambiente. UFA!

Tecnologias de Cloud, Analytics, Mobile, Social e Segurança estão mudando rapidamente o cenário de negócios e muitos clientes estão em processo ou se programando para trabalhar com estas novas tecnologias. Pensando em como ajudá-los a migrarem para esse mundo atual, a IBM criou a Asset Recovery Solutions (ARS), também conhecido como serviço de logística reversa.

O ARS cuida da recompra de equipamentos, incluindo smartphones, tablets, PCs, desktops, impressoras, servidores e sistemas de armazenamento; segurança de informação (como limpeza de disco rígido); embalagem e transporte de equipamentos de qualquer fabricante; além de descarte dos mesmos de acordo com as leis ambientes vigentes.

E o que as empresas ganham com isso? Uma melhor administração dos seus ativos de tecnologia e inovações tecnológicas, oras!  E você? Vai deixar o lixo tecnológico dominar o mundo? Espero que não.

Artigos Relacionados

31 jan
IBM na Campus Party
Geral // 3

Rodrigo Kede, CEO da IBM Brasil, na Campus Party Muita gente já ouviu falar da Campus Party, não é mesmo? E não precisa ser nenhum aficionado por tecnologia! Aqui no Brasil o evento está no sétimo ano e, por falar tanto do universo tecnológico, claro que a IBM não poderia estar de fora! Fabio Gandour, cientista-chefe do laboratório de pesquisas

12 jun
Um ano pra contar uma história de 100
Geral // 0

Sempre fui uma pessoa propensa a gostar de tecnologia. Quando criança me divertia no computador e no videogame. Hoje, não me imagino sem uma câmera digital e softwares de edição de foto e vídeo. Sempre adorei as facilidades e o fator entretenimento do mundo moderno. Apesar dessa afinidade, nunca entendi bulhufas de como funcionam os

14 abr
Games, apps, tecnologia, marketing e comunicação… Tudo em um só lugar!
Geral // 0

A IBM e a ESPM – instituição de ensino que é referência em Comunicação, Marketing e Gestão – fizeram uma parceria para criar o curso “Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão”, que visa transformar o estudante em um profissional de marketing e comunicação com amplo conhecimento em TI. Mas… Como assim? Por que um

Comentários

Deixe aqui seu comentário

nitromidia.com Desenvolvido por