Pick a color

Boxed/Wide

Boxed
Wide

Content width

1200
1040
960

Select headings font

Background (Boxed)

Que Tony Stark é um gênio da ciência e da tecnologia todo mundo que tenha assistido os filmes do “Homem de Ferro”, da Marvel, já sabe. Mas a pergunta que não quer calar é: conseguiria ele fazer todas as suas façanhas e criar seus mirabolantes inventos sem o seu fiel assistente J.A.R.V.I.S?

Bom, quem sou eu para duvidar de um super-herói, mas creio que a vida de Tony Stark seria bem mais difícil. J.A.R.V.I.S é peça fundamental nas tramas contadas nos filmes e é um perfeito exemplo para demonstrar o que é a computação cognitiva. O “mordomo” do protagonista é um sistema inteligente de análise de dados que incorpora a inteligência artificial.

É corriqueiro ver J.A.R.V.I.S alertando sobre as funcionalidades dos trajes do herói, assim como lembrar de seus compromissos, servir como buscador para informações precisas, criar cenários e hipóteses, além de aprender com as experiências de Stark, fazer deduções e inclusive sugestões. Ou seja, ele é a representação ficcional do que é o Watson e do que ele é capaz.

iron-man-hologram-interfaceA computação cognitiva e a inteligência artificial são realmente o assunto do momento dentro do universo da tecnologia. De um tempo para cá temos nos dedicado a abordar o assunto por sua relevância atual e também pelo impacto que essa tecnologia seguramente irá gerar em toda nossa sociedade nos próximos anos.

Imagine você, uma empresa, corporação ou governo incorporando esse tipo de tecnologia no seu dia a dia? Auxiliando a resolver problemas, gerar insights, prognósticos, relatórios, tudo isso numa velocidade e capacidade de acerto que certamente nenhum ser humano seria capaz. É como ver aquela projeção de futuro pitoresco se tornando realidade.

Escrevendo tudo isso fico imaginando o quão legal não seria a dupla dinâmica Watson e J.A.R.V.I.S. Aí sim os vilões tremeriam na base.

– Por Bruno Favery –

Artigos Relacionados

13 fev
Atenção estudantes! As inscrições para o programa de estágio da IBM já estão abertas!
Geral // 0

  Universitários a partir do 2° ano da graduação e estudantes de cursos técnicos em Informática e Eletrônica a partir do 1º semestre já podem se inscrever no programa de estágio da IBM. O programa tem até dois anos de duração com carga horária de quatro ou seis horas diárias, dependendo da área de atuação.

18 set
Gigante IBM ajuda startups a decolarem SmartCamp 2015, o que rolou
Geral // 1

*por Mariana Lemos E se você tivesse apenas 5, cinco, C.I.N.C.O minutos para apresentar a ideia de sua vida? Aquele projeto que lhe faria dedicar todo o seu tempo, toda a sua energia, todos os seus neurônios. Humm… Tá fácil. Vamos piorar um pouco? Em inglês,  no auditório de uma das maiores empresas de tecnologia do

17 ago
IBM School: a inteligência artificial chegou no marketing e na comunicação
Geral // 4

*por Mariana Lemos Ouvi de um influenciador que uma grande empresa de tecnologia funciona como uma caixa preta de avião.  Embora todos saibam que há um importante propósito para ela existir, fica difícil saber o que se passa lá dentro. Bem, de certa forma ele tem razão. A dinâmica de uma empresa de TI não

Comentários

weslley
28 de dezembro de 2016

com certeza incrível, curso engenharia de controle e automação e sou apaixonado por tecnologia sempre imaginei um sistema que pudesse auxiliar em seu dia a dia, mais do que aplicativos um sistema que integrasse situações corriqueiras como, em um cruzamento uma voz dentro do veiculo avisasse que a um outro carro em alta velocidade e que pudesse ate evitar um acidente parando ou reduzindo a velocidade dos veículos, ou um sistema autônomo de segurança ao perceber situações perigosas de assalto,sequestros isso com certeza traria muitas soluções para crimes não resolvidos ou desaparecimentos. quem sabe um dia o mundo possa ser melhor com a ajuda da tecnologia.

Deixe aqui seu comentário

nitromidia.com Desenvolvido por