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Identificar objetos, rostos, resultados de exames de imagem, elementos ou situações das mais diversas. Essas são algumas das funções do serviço de reconhecimento visual da plataforma de inteligência artificial da IBM para empresas, Watson. A API (Application Program Interface) Visual Recognition, como é popularmente conhecida, é responsável pela análise de imagens por meio de modelos pré-definidos ou customizados.

Para saber como ela funciona, o TI+Simples convidou Fabrício Barth, líder técnico de Watson na IBM, para o primeiro episódio da nossa websérie sobre Serviços de Watson, que irá mostrar como eles podem ser utilizados na construção de aplicações de inteligência artificial. Confira abaixo ou acesse nosso canal no Youtube:

Uma imagem vale mais que mil palavras

Além dos exemplos citados pelo Barth, o reconhecimento de imagens já está presente no mercado, em setores como agronegócio, entretenimento, segurança, saúde e automotivo. Quer um exemplo detalhado? Quando uma luz do painel do novo sedã Virtus da Volkswagen pisca anunciando algum problema, o usuário pode mandar uma foto via aplicativo e receber orientações de quais ações devem ser tomadas. Isso porque a solução utiliza o Serviço Visual Recognition. Ou seja, se você não conseguir expressar a sua dúvida em palavras, é só mandar uma imagem!

O mais legal é que a ferramenta cognitiva está em constante aprendizado e pode ser treinada para reconhecer informações que ainda não estão construídas na API.
Para saber mais, acesse https://www.ibm.com/br-pt/.

 

* por Pedro Santi

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Comentários

Silvana P Martine
20 de março de 2018

Interessante! Gostei muito da matéria…
um novo aprendizado…

Equipe TI+Simples
20 de março de 2018

Valeu, Silvana! Ficamos felizes que você curtiu :)

Paulo
21 de março de 2018

Parabéns surpreendente

Equipe TI+Simples
29 de março de 2018

Legal que você curtiu, Paulo! E com essa explicação ficou fácil de entender, né? :)

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